Hospital Vera Cruz - Você sabe o que é Tempo Porta Balão?

Você sabe o que é Tempo Porta Balão?

02 Oct - Segurança do Paciente

O tempo porta balão consiste no intervalo de tempo médio decorrido entre a entrada do paciente com sintomas de infarto agudo do miocárdio, no pronto atendimento, até o início do cateterismo de emergência, feita por meio de um cateter-balão para desobstrução da artéria afetada.

Para diminuir o índice de mortalidade por infarto do coração, que atinge cerca de 66 mil pessoas no país segundo o Ministério da Saúde, foi criada uma técnica de atendimento ao paciente que estipula um tempo ideal para que se inicie o tratamento. O tempo porta-balão consiste no intervalo de tempo médio decorrido entre a entrada do paciente com sintomas de infarto agudo do miocárdio, no pronto socorro, até o início do cateterismo de emergência, feita por meio de um cateter-balão para desobstrução da artéria afetada. É considerado o tratamento mais eficiente para crises de infarto.
Quanto mais rápido o atendimento ao paciente vítima de infarto, melhores são os resultados e menores as complicações. O tempo máximo ideal para o atendimento é de 90 minutos, segundo recomendação da American Heart Association. Por isso é importante que ao notar alguns sintomas clássicos do infarto, como dor no peito que se estende para o braço, contração da mandíbula ou até mesmo uma dor de estomago súbita e intensa, é importante que a pessoa procure imediatamente o atendimento médico.
.
.
Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia e Ministério da Saúde