Hospital Vera Cruz - Teste rápido que identifica a meningite disponível para pacientes

Teste rápido que identifica a meningite disponível para pacientes

02 Mar - Saúde

 

Os avanços na medicina já possibilitam reduzir diagnósticos de doenças que aguardavam 72 horas para serem confirmadas para apenas 3 horas para terem resultados preciso da patologia. É o caso do painel FimArray, que realizada 14 testes de patógenos para confirmação da meningite e outras doenças infecciosas.

 

Os testes para a meningite por meio desses painéis é o que há de mais avançado na medicina laboratorial,  porque detectam e identificam, simultaneamente, microorganismos positivos para a doença. O equipamento realiza automaticamente a extração da  amostra, faz a amplificação, a detecção e a análise dos resultados, que ficam disponíveis para o médico em até 3 horas.De acordo com especialitas, se há uma estrutura de laboratório dentro do Hospital, como na parceria entre o Hospital Vera Cruz e o Laboratório São Paulo, em Belo Horizonte, o resultado pode ficar pronto em menos tempo. Especializado em doenças infecciosas, o laboratório mineiro está há mais de 80 anos no mercado e sempre preocupado em acompanhar as tendências da medicina laboratorial resolutiva em suporte  ao diagnóstico médico.

 

Com a aquisição do painel FimArray, da Biomérieux, o Laboratório São Paulo e o Hospital Vera Cruz, se preocupam em realizar a identificação rápida e precisa no momento em que as manifestações clínicas pedem urgência. “O objetivo é diminuir o tempo do resultado para que o médico realize as intervenções clínicas e o controle de infecções de forma adequada, melhorando o atendimento do paciente em tempo hábil”, afirma o diretor do laboratório, Daniel Dias Ribeiro.

 

O painel FimArray foi desenvolvido por uma família francesa sediada no Chile, onde até o uso da tecnologia era considerado o pais com maior número de casos de meningite, segundo assessoria da empresa.A tecnologia assegura um desempenho de 94% de sensibilidade na leitura das amostras e 99% de especificidade em relação aos patógenos identificados.

 

Para sensibilizar os médicos dessa nova tecnologia, o Laboratório São Paulo disponibilizou desde outubro do ano passado, algumas amostras de testes, visando trazer soluções mais rápidas e evitar óbitos nos casos de doenças como a meningite, que acomete pessoas de todas as idades e em tempo curto até a intervenção medicamentosa.

 

O Hospital Vera Cruz é parceiro do Laboratório São Paulo. Segurança e agilidade na entrega dos resultados, equipe qualificada, ampla cobertura de convênios e localização privilegiada.

 

O atendimento do laboratório no HVC funciona no Day Hospital, Rua Aimores, 3000 - 1º andar, de segunda a sexta-feira. Consulte as demais unidades do Laboratório em Belo Horizonte e região metropolitana no link: https://bit.ly/2WiXS96

 

Fonte:

Daniel Dias Ribeiro

Diretor do Laboratório São Paulo 

 

 

Assuntos