Hospital Vera Cruz - Fibromialgia

Fibromialgia

01 Jul - Promoção da saúde

A Fibromialgia é uma condição dolorosa, muito comum em nosso meio e que pode gerar grande impacto na qualidade de vida das pessoas em geral. Pode acometer ambos os sexos, com predomínio em mulheres a partir da idade adulta, sendo rara em crianças.

 

Sintomas como dores musculares e articulares difusas, fadiga crônica, irritabilidade, sono ruim e não restaurador são os mais frequentes, mas as pessoas também podem manifestar menos comumente sensação de “formigamento” e inchaço nas mãos. Também não são infrequentes transtornos de ansiedade ou de humor acompanhando o quadro doloroso, mas esses transtornos não estão sempre presentes.

O diagnóstico da Fibromialgia é eminentemente clínico, baseado nas caraterísticas da dor, e de exclusão, sendo necessário o afastamento de determinadas doenças que podem apresentar sintomas semelhantes, como o hipotireoidismo, as carências vitamínicas dentre outras. Isso quer dizer que não há exames de laboratório ou de imagem específicos para confirmar o diagnóstico.

O tratamento é prolongado e deve ser baseado em três pontos principais: a garantia da compreensão do paciente sobre “o que é” a Fibromialgia, o uso de medicamentos específicos e, fundamentalmente, a prática de atividades físicas regulares.

Fonte: Dr. Renato Alvarenga - Médico Reumatologista HVC

Agendamento online de consulta com nossos especialistas pelo hvc.com.br ou pelo whatsapp (31)3337-1000