Hospital Vera Cruz - Dra. Jamima Sant`Anna, médica especialista em Cardiologia, falou sobre o aprendizado nesta instituição e a possibilidade de fazerem uma “Residência baseada em evidências”.

Dra. Jamima Sant`Anna, médica especialista em Cardiologia, falou sobre o aprendizado nesta instituição e a possibilidade de fazerem uma “Residência baseada em evidências”.

22 Feb - Bem estar
Dra. Jamima Sant`Anna, médica especialista em Cardiologia, pelo Hospital Vera Cruz, falou em nome dos residentes, na cerimônia de conclusão da residência médica 2019. Destacando o período de aprendizado no HVC e a possibilidade de fazerem uma “Residência baseada em evidências”.
 
Leia na íntegra o discurso da Dra. Jamima Sant`Anna:
“Meu nome eh Jemima, sou R2 de Cardiologia por mais 8 dias, 5 horas e 25 minutinhoss... risos...
 
E hoje, por incrível que pareça, vim aqui somente pra agradecer. Eu sei bem que residente é um bicho que só reclama. Algumas vezes estamos certos, a maioria das vezes não...
Mas acho que todo mundo que passou por uma residência, sabe o quanto ė difícil e que são realmente dias e "beeps" de muita luta! Mas o que ninguém pode negar, ė o aprendizado e o crescimento que esses dias de luta proporcionaram para nossa formação. E por isso só tenho o que agradecer...
 
Agradecer primeiramente a Diretoria do Vera Cruz, por fomentar a residência e a especialização médica... e por acreditar que um Hospital vinculado diretamente ao Ensino é um serviço muito mais completo e atualizado, que vai ofertar um tratamento muito melhor aos nossos pacientes.
 
Agradecer aos funcionários... enfermeiras, técnicas, equipe multidisciplinar, secretários, as meninas do ECG, pessoal da limpeza, do laboratório, da rouparia, da copa (obrigada pelo pão de queijo de cada dia rs)... e todos que direta ou indiretamente contribuíram para termos um local estruturado de trabalho e aprendizado... Vocês foram essenciais e ajudaram tanto!!! Sendo um pouquinho parcial, não posso deixar de agradecer diretamente aos meus chefes... “Dr. Fernandão”, coordenador da residência, e exemplo maior de amor e dedicação a medicina. Seja sábado, domingo, feriado... sempre presente, com cara boa, ouvindo e examinando seus pacientes com atenção e carinho. Geraldo, exemplo de humildade e genialidade - duas características tão difíceis de serem encontradas em uma mesma pessoa. Acho que todos nós queríamos ser pelo menos um pouquinho do que Geraldo é como ser humano e profissional. Muito obrigada mesmo por tanta dedicação a residência! Colega Celsinha, detentora de uma relação médico-paciente ímpar e defensora absoluta do Braunwald e da boa Literatura. Obrigada por nos mostrar que devemos sempre praticar a melhor medicina para os nossos pacientes... e quando não estivermos aptos, estudar e estudar... Dr. Gualter, por tornar o aprendizado tão mais fácil... Corridas de leito e GDs que transformaram conceitos antes tão complexos em condutas tão simples e lógicas. Obrigada por nos ensinar a sermos críticos, mas tb objetivos.
Dr. Fernando Carvalho, por nos ensinar que um médico pode ser muito mais que apenas um bom médico. Excelente clínico, mas também Gestor e Pesquisador... Com certeza um orgulho para o Vera Cruz, mostrando ao mundo que a pesquisa brasileira também tem seu lugar. Dr. William, o professor que nos ensinou como se deve fazer aqui, em Massachusetts ou em Cleveland! Por nos mostrar toda a lógica fascinante da fisiopatologia, mas por nos alertar que a lógica pode ser falha e toda a importância da medicina baseada em evidência.
 
Agradeço imensamente à Hemodinâmica e às equipes atual e antiga da UCO, serviços de referência que tanto contribuíram pra nossa formação. Aos meus colegas R2s da Cardiologia, muito obrigada por crescermos juntos! Fico muito feliz de olhar pra todos e ver que ninguém ficou pra trás... Tenho certeza que todos continuarão brilhando! Gostaria de parabenizar também os colegas e preceptores das demais especialidades... Começando pelos colegas da Endocrinologia, que mesmo tendo passado por momentos tão difíceis (que comoveu todos nós), mantiveram-se fortes e unidos.. mostrando como vocês são uma equipe sólida, capaz de formar residentes excelentes mesmo em meio a tantas adversidades. Pessoal das especialidades cirúrgicas... que no HVC contrariam totalmente o senso comum de que cirurgião só sabe cortar e costurar. Tenho muito orgulho de ter colegas tão empenhados na clínica-cirúrgica... Que se preocupam e abordam o paciente como um todo e não somente no bloco. Isso definitivamente diferencia vocês como residentes e, com certeza, tem grande influência da cultura de responsabilidade passada por seus preceptores de geração em geração. Nutrigen e Infecto.... as equipes mais completas... com uma formação ampla... e residentes que saem verdadeiros preceptores! Com um nível de conteúdo e segurança de invejar muito médico antigo... E por fim, nossas grandes parceiras do dia-a-dia, as meninas da Clínica, que superaram as dificuldades de uma especialização nova... correram atrás... e hoje saem médicas preparadas não só para a próxima especialização, mas também para a vida e pros pacientes que as esperam lá fora.
 
É muito bom ver um hospital que está se estruturando para se um serviço de ponta, formando uma leva tão competente de residentes e com preceptores de tão alto nível. Muito orgulho de fazer parte deste grupo! Alguns ficarão por perto, outros longe... mas essa continuará sendo pra sempre a nossa casa... E me despeço, com um carinho enorme ao Vera Cruz... Até breve!"
 
Mais uma vez parabenizamos os formandos pela conquista! E que o HVC, seja sempre a casa de vocês!
 
Hospital Vera Cruz
20/02/2019