Hospital Vera Cruz - Dr. Eduardo Sad, fala sobre o tratamento do COVID-19 no HVC

Dr. Eduardo Sad, fala sobre o tratamento do COVID-19 no HVC

26 Mar - Segurança do Paciente

Dr. Eduardo Sad - Médico Clínico e Intensivista do HVC fala sobre o tratamento do COVID-19 em pacientes internados no HVC.

Assista

“Especificamente em relação aos casos que nós estamos tratando aqui no HVC, é muito importante termos em mente, que é necessário que o Hospital tenha um local adequado para tratamento desses pacientes, e que esses pacientes sejam tratados com o máximo de cuidado possível, dando proteção para eles, para os familiares, paramédicos e médicos que estão tomando conta. Nossa equipe está sendo extremamente treinada , nós temos um comitê de combate ao COVID, que se reúne todos os dias, e nós buscamos os updates que tem na literatura de pessoas experts na área, pra gente poder modificar nosso protocolo sempre que necessário.

“O HVC criou uma unidade específica para o tratamento do COVID-19, estamos nela aqui, e ela será inaugurada hoje, com os blocos todos aparelhados, com todo equipamento de proteção individual disponível. Já foi feito treinamento com toda equipe da enfermagem, com equipe médica, equipe laboratorial, equipe assistencial, pra que esses pacientes recebam um maior cuidado possível, e que a gente tenha a maior proteção possível, de todos que trabalham no hospital.”

“Os nossos pacientes que estão internados, no momentos estamos com 4 pacientes, 2 confirmados e 2 suspeitos, 1 suspeito muito forte e outro nem tanto, e estamos usando o protocolo do Hospital Albert Einstein de são Paulo, que colocou um protocolo na internet, e nós estamos usando o mesmo protocolo , e nós estamos usando o mesmo protocolo de uso, dar hidroxicloroquina para esses pacientes, associado à Azitromicina.

Esse protocolo deu muito certo com um estudo francês, muito pequeno com 40, mas ontem foi publicado no New England e no Journal Antimicrobial Chemotherapy, uma casuística chinesa com 100 pacientes que usaram essa combinação, e que tiveram um resultado muito melhor do que os pacientes que não estavam usando. Então estamos usando e seguindo o protocolo de trabalho do Einstein, que está escrito na plataforma Brasil e a evolução de nossos pacientes, está parecendo melhor que a evolução descrita principalmente na Itália e na china.

Os pacientes estão evoluindo bem, ninguém foi entubado, apesar de tomografias com alterações importantes, características, nenhum dos pacientes foi entubado, todos estão só com o cateter nasal, sem nenhuma instabilidade hemodinâmica, o que nós achamos que é muito bom, que é um resultado espetacular.

Nós vamos ver a evolução da epidemia, a evolução dos tratamentos, que nós estamos acompanhando diariamente isso, e vamos fazer as modificações necessárias no tratamento do paciente, mas todas as medidas que eram possíveis até o dia de hoje, 26 de março às 10h da manhã, o HVC tomou e nossos pacientes receberão o melhor tratamento disponível no mundo, para pacientes com COVID-19 muito obrigado!”

Dr. Eduardo Sad - Médico Clínico e Intensivista do HVC

Belo Horizonte, 26/03/20 às 10h.