O que é?
Dor torácica é a sensação de dor ou desconforto , localizada na região anterior do tórax.
Frente a um sintoma de dor, devemos definir os seguintes aspectos: localização, irradiação, característica, duração, fatores precipitantes, fatores que melhoram e pioram a dor e, ainda, os sintomas associados.
Localização:
A dor de origem cardíaca causada pela doença arterial coronariana (angina do peito ou infarto do miocárdio) é localizada na região central do tórax (retroesternal) ou difusa, podendo irradiar-se para outras áreas.
A dor de origem cardíaca pode se manifestar apenas em seus possíveis locais de irradiação. Quando falamos em dor torácica de origem cardíaca, subentende-se toda uma área de possível de irradiação, que vai desde a mandíbula até o umbigo, incluindo ambos os braços, a região posterior do tórax, o pescoço, a mandíbula e a boca do estômago. Uma dor torácica anterior, irradiada para ambos os braços, é altamente sugestiva de uma origem coronariana.
Característica:
A dor torácica coronariana é difusa e percebida como um aperto, opressão, pressão ou queimação. A dor torácica, referida como pontadas ou agulhadas, raramente tem origem coronariana.
Duração:
A dor da angina do peito costuma durar de 5 a 20 minutos. Uma dor torácica com características de doença arterial coronariana, mas com duração superior a 20 ou 30 minutos, sugere infarto do miocárdio.
A dor torácica que dura segundos ou horas ou ainda, é intermitente (aparece e desaparece várias vezes ao longo do dia), raramente tem como origem a doença arterial coronariana.
Fatores precipitantes
A dor torácica coronariana costuma ser precipitada pelo exercício físico, estresse emocional ou após uma refeição mais pesada e de difícil digestão.
Fatores de melhora e piora
A dor torácica coronariana não costuma ter fator de piora, como a palpação do tórax, respiração profunda, mudança na posição do corpo ou movimentação dos braços.
Costuma aliviar espontaneamente com o repouso ou com o uso de nitratos (vasodilatadores coronarianos).
Sintomas associados
A dor torácica coronariana poderá estar acompanhada de falta de ar (dispneia), sudorese, náuseas e vômitos (indicativos de infarto do miocárdio), palpitações e palidez.
A presença de tosse, febre, azia e outros sintomas, podem sugerir outras causas para a dor torácica, com doenças respiratórias ou do aparelho digestivo.
Causas
Além dos órgãos e tecido do tórax, algumas vezes problemas em órgãos do abdômen podem também causar dor torácica, entre eles:
Diagnóstico e tratamento
A dor torácica é uma condição que requer avaliação médica para dignóstico e tratamento adequados.
Procure ajuda médica imediata se:
Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia