Hospital Vera Cruz - Doenças respiratórias no inverno

Doenças respiratórias no inverno

25 Jul - Prevenção

A baixa umidade do ar e temperatura, favorecem o aumento das doenças respiratórias no inverno, estas características do clima, geram ressecamento e edema da mucosa das vias aéreas, com consequente redução do funcionamento dos microcílios que revestem tal mucosa (drenando o muco e as impurezas nele contidas) e eventual obstrução nasal , prejudicando a ventilação, predispondo à infecção por vírus e bactérias."

 

Algumas ações simples podem ajudar a evitar o surgimento das indesejáveis doenças de inverno:

• Hidratação: beber bastante água.

• Alimentação saudável: além de hidratar o organismo, o consumo de frutas típicas da estação e de verduras e legumes ajuda a manter o metabolismo funcionando corretamente e repõe as vitaminas necessárias para manter a imunidade.

• Limpeza do ambiente: é essencial manter os cômodos, as roupas de cama, os tapetes e os carpetes livres da poeira para evitar a proliferação dos agentes infecciosos que causam diversos problemas respiratórios.

• Umidificar de ar: é importante deixar os ambientes mais úmidos colocando toalhas molhadas, recipientes com água ou através de umidificadores (manter ligado por 1 ou 2 horas no máximo. Muita umidade do ar também pode ser prejudicial por ampliar a proliferação de fungos e ácaros).

• Evitar aglomerações e locais muito fechados: locais com grande concentração de pessoas e, especialmente, os fechados que tenham pouca circulação de ar são grandes disseminadores de vírus.

• Aproveite os dias ensolarados para arejar a casa: deixar o ar renovar é importante para eliminar vírus e bactérias.

• Lavar as mãos ao chegar da rua: dessa forma é possível eliminar os agentes infecciosos causadores de doenças como gripes e resfriados.

 

Você pode também fazer o agendamento de consultas com nossos otorrinos: hvc.com.br ou se preferir pelo WhatsApp (31)3337-1000