Hospital Vera Cruz - Degeneração Macular Relacionada à Idade

Degeneração Macular Relacionada à Idade

17 Jun - Saúde

Um dos primeiros sintomas da Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) é o embaçamento da visão central dos idosos. É que a doença degenerativa afeta a mácula, área do centro da retina responsável pela visão de detalhes. A progressão da doença faz com que pontos cegos se formem dentro do campo visual central. E, na maioria dos casos, os dois olhos sofrem com a denegenaração da mácula. A DMRI não cega, já que a pessoa não perde a visão periférica. No entanto, ela limita muito a vida do paciente, que pode até ser aposentado por causa da doença.

Há dois tipos de DMRI: seca ou úmida. A primeira ocorre em 90% dos casos e afeta menos a visão do que a segunda. A DMRI seca é caracterizada pela acumulação de proteína e gordura (drusas) em uma fina camada de células sob os fotorreceptores na retina.

A DMRI úmida também é chamada de neovascularização de coróide (CNV), neovascularização sub-retiniana ou degeneração exsudativa ou disciforme. Nela, os vasos sanguíneos anormais crescem sob a mácula e acabam vazando sangue e fluidos na mácula. Isso causa dano nas células fotorreceptoras, prejudicando a visão.

Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), a DRMI afeta entre 20% e 30% da população com mais de 65 anos. Como o estado do Rio, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), de 2014, tem 1.919.802 de pessoas nessa faixa etária, os idosos afetados pela doença somam entre 383.960 pessoas e 575.940 pessoas. Só que apenas 10% desse total serão gravemente afetados pela doença: entre 38 mil e 57 mil idosos.

A doença pode ser diagnosticada por exame de fundo de olho, oferecido nas Clínicas da Família, por exemplo, e outros especializados, como angiografia com fluoresceína ou tomografia de coerência óptica.

Para esclarecer todas as suas dúvidas, agende uma consulta e exame com nossos especialistas.

Estamos sempre prontos e disponíveis para melhor atendê-lo, e para sua maior comodidade, agende seus exames e consultas pelo Whatsapp (31) 3337-1000 ou pelo hvc.com.br

Assuntos