Hospital Vera Cruz - Direitos e Deveres do Paciente

Direitos e Deveres do Paciente

DIREITOS

ü  Ser tratado com respeito e dignidade

ü  Ter seus valores e crenças respeitados

ü  Receber cuidados da sua saúde em ambiente seguro

ü  Não ter acesso a qualquer forma de abuso ou assédio

ü  Ter acesso a privacidade pessoal durante seu tratamento ou quando solicitado

ü  Ter acesso e entender a informação do tratamento e procedimento proposto para seu cuidado

ü  Participar, podendo também tomar decisão, quanto ao seu plano de cuidado

ü  Poder discordar quanto ao tratamento ou aplicação proposto aos seus cuidados, inclusive solicitando o procedimento de alta a pedido

ü  Ter acesso e receber orientação sobre o consentimento informado, o qual deve ser lido e assinado antes dos procedimentos cirúrgicos e/ou invasivos além de outros quando houver necessidade

ü  Ter acesso a avaliação, explicação e manejo da dor

ü  Ter acesso às informações e dados dos registros clínicos, bem como o sigilo destes a outros que não ligados ao seu tratamento

ü  Ter acesso a interpretação de outros idiomas

ü  Ter acesso a meios de comunicação alternativo para aqueles que possuem dificuldades auditivas, visuais ou outras necessidades específicas

ü  Ter facilidade de acessos à deficiência física

ü  Ter direito a receber visitas e a ser informado em caso de impedimento desta por situação clínica

ü  Poder determinar qual/quais familiares ou terceiros, poderão ter acesso a receber informações e quais informações poderão ser fornecidas

ü  Ter acesso ao aviso de não cobertura de benefício

ü  Ter acesso a leitos individuais e quando enfermarias estas serem divididas por sexo

 

DEVERES

ü  Fornecer informações precisas e completas sobre sua saúde

ü  Seguir as instruções fornecidas pelos profissionais responsáveis pelo seu cuidado

ü  Ser o responsável quando da recusa de um tratamento ou não seguir orientações da equipe responsável pelo seu cuidado

ü  Cumprir as regras da instituição e preservar os recursos da mesma

ü  Respeitar os direitos dos demais pacientes e profissionais

ü  Utilizar somente as medicações prescritas pelo hospital, salvo as autorizadas pela equipe responsável pelo seu cuidado

ü  Fazer perguntas sempre que tiver dúvidas

ü  Indicar um familiar ou terceiro para decidir em seu nome acerca do seu cuidado, caso um dia esteja impossibilitado de fazê-lo.

 

Obs.: Para informações detalhadas deste documento, consulte o impresso de DIREITOS E DEVERES que lhe foi entregue no ato da internação.

Qualquer dúvida, queixa, sugestão ou elogio, poderá ser feito pessoalmente, pelo telefone, preenchimento da pesquisa de satisfação ou por e-mail nos contatos mencionados abaixo:

 SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente

Tel: 3290-1249

Ramal interno: 1249

e-mail: sac@hvc.com.br